Fotos do Concerto de Encerramento do Curso de Composição e Tecnologia Musical
Virada Cultural da UFMT
Concerto de Encerramento do Curso de Composição e Tecnologia Musical 2010
No dia 10 de dezembro (sexta-feira)
às 17h30min no Auditório do Instituto de Linguagens
Concerto inteiramente com obras em diversas sonoridades dos alunos do curso e executado graças a ajuda de diversos músicos colaboradores.
Contamos com a presença de todos para prestigiarem a estréia de diversos novos compositores Matogrossenses.
Concerto do Coral UFMT
Concerto do aniversário de 30 anos da UFMT
Apresentação do Coral Infanto-Juvenil da UFMT
Coral Infanto-Juvenil da UFMT apresenta o espetáculo kalimba
Concerto do Grupo de Percussão
GRUPO DE PERCUSSÃODO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFMT
DIA 07/12
HORÁRIO: 20H00
LOCAL : AUDITÓRIO DO IL - INSTITUTO DE LINGUAGENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
ENTRADA FRANCA
Gilberto Mendes: vários compositores num só
Clique aqui para comprar o CD (fonte original do texto)
Livreto:
Entrevista com Gilberto Mendes
Trechos do DVD "A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES" produzido pela Berço Esplêndido e dirigido por Carlos de Moura Ribeiro Mendes.
Urutau é atração no Festival Calango
Reunião Pública debate a Música na educação básica de Mato Grosso
Esse conjunto de conhecimentos é uma elaboração coletiva que apresenta uma proposta para o Conselho Estadual de Educação e Secretaria de estado de Educação de Mato Grosso, refletindo o pensamento de educadores musicais envolvidos com a formação de professores de música, como o ensino de música nas escolas e com a Associação Brasileira de Educação Musical.
O evento objetiva tornar público tal documento e receber sugestões para a sua composição, mobilizar a classe de professores de Música e de Arte, os diretores e coordenadores de instituições de ensino ou relacionadas com a educação musical, músicos e todos os interessados, para iniciarem uma discussão sobre a situação das escolas de Educação Básica de Mato Grosso e sobre as políticas públicas necessárias para a efetiva implantação, até agosto de 2011, da Lei 11.769 de 2008, que torna obrigatório o ensino de Música na educação básica.
Participem !
Oficinas de Música no SESC
Oficina de Violão e Guitarra com Daniel Santiago
das 13:30 as 15:30hs
Lançamento de CD - Compositores de Mato Grosso
Compositora Matogrossense recebe Premio de Música da Funarte
Foi publicado, nesta quarta-feira (17/11), no Diário Oficial da União, o resultado do Prêmio Funarte de Composição Clássica. Das 384 obras inscritas, 59 foram selecionadas para serem executadas durante a 19ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Considerada a mais importante mostra de música erudita do país, a Bienal será realizada no segundo semestre de 2011. Entre as músicas selecionadas está "Locus", composição eletroacústica da compositora Cristina Dignart (professora do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso).
ENCOMENDAS DE OBRAS
Além dos 59 compositores premiados pelo concurso, outros 16 compositores receberam da Funarte encomenda para composição de obra destinada a conjunto de quatro a dez músicos, a ser estreada, também, na próxima Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Esses compositores foram escolhidos em função de haverem participado de 14 ou mais Bienais, a saber: Almeida Prado, Ernst Mahle, Gilberto Mendes, Guilherme Bauer, H. D. Korenchendler, Jocy de Oliveira, Jorge Antunes, Mario Ficarelli, Marisa Rezende, Murillo Santos, Nestor de Hollanda Cavalcanti, Raul do Valle, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio, Ronaldo Miranda, Tim Rescala.
Pela primeira vez, todas as obras a serem apresentadas na próxima Bienal, que será a décima-nona, resultarão de encomenda, direta ou indireta (mediante concurso) feita pela Funarte.
30 anos do Coral da UFMT - Exposição
Em comemoração aos 30 anos do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, será aberta nessa segunda-feira (15), no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade, a exposição ´´Coral UFMT: Notas & Fatos´´. A abertura acontecerá às 18h, no Centro Cultural da UFMT, com apresentação do Coral. A mostra é aberta ao público, com entrada franca e a visitação pode ser feita em horário comercial.
Segundo a professora e regente do Coral UFMT, Dorit kolling, o Coral desenvolve um papel valioso na construção da cultura do País. “Não somente em Mato Grosso ou na comunidade acadêmica. Durante esses trinta anos foram formados musicistas, regentes, cantores e vários outros profissionais da área, que contribuem muito com a cultura do Estado, bem como a do Brasil”, afirma.
Desde a sua criação, em abril de 1980, por Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo, então reitor e vice-reitor, respectivamente, o Coral UFMT desenvolve um trabalho musical voltado para estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e comunidade. Também, tem fomentado um repertório variado de músicas que abrangem desde a erudita, a popular, a folclórica, a sacra e regional, até o repertório sinfônico. Tem realizado também atividades em forma de painéis de regência coral, reciclagens, laboratórios corais, oficina de expressão cênica, cursos de regência, de canto e de técnica vocal.
Todas essas variedades de ações contam com a participação de professores, regentes e cantores convidados de outros estados do País, na busca do aperfeiçoamento profissional dos componentes do coro, bem como da comunidade integrante do Movimento Coral Mato-grossense. O Coral UFMT representa a Universidade em inúmeros congressos e cursos realizados em Cuiabá, no interior do Estado e em outras cidades do Brasil. Em três décadas percorreu países como o Paraguai, Uruguai e Argentina e participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da UFMT.
Ao longo dos seus 30 anos, já teve à sua frente os regentes Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira e, desde agosto de 1989, está sob a Regência da Maestrina e professora, Dorit Kolling. Atualmente, tem na sua Supervisão Naíse do Vale Santana e como preparador vocal, André Vilani. Durante esse tempo, passou a ser um núcleo gerador de atividades culturais e, hoje, mantém dois grupos assim divididos: o Coral UFMT, formado por aproximadamente 60 pessoas; e o Coral Infanto-Juvenil da UFMT, um projeto de extensão criado em 1999 e formado por aproximadamente 60 crianças.
Prêmios e Participações Especiais – A mais recente participação especial aconteceu esse ano durante o VII Festival Paraibano de Coros (Fepac), em João Pessoa/PB. Em agosto e setembro de 2007 realizou uma série de “Concertos de Inverno”, com apresentações em Cuiabá e em outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em dezembro de 2007 realizou a Cantata Profana “Carmina Burana”, de Carl Orff, no Teatro da UFMT, dentro da programação de final de ano e em comemoração ao aniversário da UFMT. Em outubro de 2006, participou da 1ª ópera realizada em Cuiabá, “A Flauta Mágica”, de Mozart, juntamente com a OSUFMT e solistas convidados.
Lançamento de Livro sobre Gilberto Mendes
“... uma vez refeito o homem, refrescado o espírito, uma vez surgida uma nova vida de afetos, uma coletividade em comunhão, surgirá então uma nova música”.