MinC e Funarte abrem diálogo com músicos


Encontro Setorial, realizado dia 29/03, é o primeiro de uma série com vários segmentos

Publicado em 31 de março de 2011
Ministra da Cultura e Presidente da Funarte participam de encontro com músicos – Foto: André Melo
Ministra da Cultura e Presidente da Funarte participam de encontro com músicos – Foto: André Melo
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi, reuniram-se nesta terça-feira (29/03), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com músicos, produtores culturais, sindicalistas e profissionais ligados à área da música, para o primeiro de uma série de encontros setoriais que a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério, irá realizar ao longo deste ano. Ana de Hollanda ouviu as reivindicações do setor e enfatizou a importância de se abrir um canal de diálogo para que cada área possa ter suas demandas atendidas. Grassi ressaltou que serão feitos também encontros setoriais em outras regiões do país e que o próximo será no Nordeste.
Sobre a reforma da Lei dos Direitos Autorais (LDA), um dos assuntos abordados no encontro, a ministra da Cultura disse que aguarda a conclusão de um estudo da Diretoria de Direitos Intelectuais para decidir se endossará a proposta ou fará nova consulta pública.
O debate foi mediado pelo representante regional do Minc, André Diniz, e entre os artistas presentes estavam os cantores Leoni, Sandra de Sá, Joyce, Danilo Caymmi e Marcelo Yuka. O auditório Gilberto Freyre – com capacidade para 400 pessoas – ficou lotado. Além da Lei dos Direitos Autorais, outros temas, como a Lei Rouanet, foram questionados pelo segmento. Em relação à Lei Rouanet, Ana de Hollanda reconheceu que há descontentamento de várias áreas, mas lembrou que a discussão não se encerrou e que é importante acompanhar a tramitação no Congresso Nacional.
O ensino obrigatório de música nas escolas também foi discutido. A ministra esclareceu que a questão é de competência do Ministério da Educação, mas disse que os dois ministérios vão trabalhar em conjunto. O presidente da Funarte, Antonio Grassi, acrescentou que “é preciso reatar esse casamento” e que a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação é fundamental.
Ler mais

Classe cultural tem esperança de ter Lei híbrida

Descontentes com as dificuldades para conseguir patrocínio ou apoio de institutos nacionais em projetos culturais, artistas e produtores mato-grossenses se articulam para mudar a atual legislação.

Exemplo prático é o Instituto Oi Futuro, que em 2010 apoiou o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, porém, este nenhum projeto do Estado foi contemplado na lista de 187 projetos aprovados, sendo, a maioria, do Rio de Janeiro. No site do Instituto é condicionado o pagamento do patrocínio à autorização do benefício fiscal a ser concedida pelos órgãos responsáveis.

Em Mato Grosso as conversas já começam a surtir efeito. Foi realizada nesta quinta (14), a primeira reunião entre o segmento e representantes da Câmara Setorial Temática (CST), na Assembleia Legislativa.

continue lendo na fonte clicando aqui !
Ler mais

Seminário Internacional de Regência Coral da UFMT



Seminário Internacional de Regência Coral
PROJETO DE EXTENSÃO 

O evento

O “seminário Internacional de Regência Coral” é um evento promovido pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Pela Coordenação de Extensão CODEX), por meio da Escola de Artes e Coral UFMT em parceria com o Departamento de Artes da UFMT e a Academia Lorenzo Fernandez e também em parceria com a Fundação da Indústria Alemã de Cooperação Internacional (stiftung der deustscehn wirtchaft für internationale Zusammenarbeit). O evento será realizado no Centro Cultural da UFMT de 26 a 30 de abril próximo, com carga horária de 30 h. e será desenvolvido em forma de workshop, no qual o maestro HANS-PETER schurz (ANEXO O CURRICULO) irá abordar aspectos técnicos e estilisticos da regência coral aplicados a um repertório especifico. O repertório será especialmente escolhido levando em consideração a nossa realidade técnico-musical. Todo o material utilizados serão oferecidos gratuitamente aos participantes do seminário.  

Público alvo
Regentes, cantores e estudantes do Curso de Música da UFMT

Pré-requisitos
Possuir leitura musical fluente e ter experiência com canto coral

Horários de realização das atividades
As atividades serão realizadas de terça a sexta-feira, das 13:30 às 17:30 h no Centro Cultural da UFMT e partir das 18:00 h o maestro realizará um workshop comm o Coral UFMT (os regentes inscritos poderão assistir aos ensaios).

Certificados

Será conferido certificado de participação para quem atingir no minimo 80% de frequencia, expedido pela CODEX/UFMT.

Inscrições e informações
Os interessados deverão procurar a secretaria da Escola de Artes (sala 09 do Centro Cultural) e realizar sua inscrição gratuitamente. Informações pelo telefone: 3615 8354 – Horário comercial

Realização:
                                                
 UFMT/PROCEV/CODEX Esocla de Artes    Coral UFMT Departamento de Artes da UFMT     Academia Lorenzo Fernandez e
Fundação da Indústria Alemã de Cooperação Internacional (stiftung der deustscehn wirtchaft für internationale Zusammenarbeit
Ler mais

Exposição “Cubo Negro” começa hoje com Música e Performances



A exposição “Cubo Negro” do artista Herê Fonseca será aberta hoje (07/04) no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Permanece aberta até 14 de maio e os horários de visitação são das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. 

Os organizadores informam da possibilidade de agendar visitas comantecedência em horários alternativos. A proposta da exibição é a instalação de um cubo de 2,20 m no meio da galeria, com desenhos em preto sobre papel branco, que poderão ser observados, no interior do cubo, por meio de lanternas.

o artista Herê Fonseca

Pintor e escultor. Herê Fonseca nasceu em Alfenas, Minas Gerais, residiu no Rio de Janeiro e em Piracicaba, São Paulo e atualmente vive em Cuiabá, Mato Grosso. Formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística – Tatuí - São Paulo. Cursos de Aperfeiçoamento: na Universidat Politecnica de Catalunya, Arte Cidade  Barcelona-Espanha; O exercício e a compreensão das Artes Plásticas Contemporâneas na Pinacoteca Miguel Dutra em Piracicaba, SP. Foi selecionado e catalogado pelo Mapa Cultural Paulista com a obra Defesa, exposta na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes em São Paulo. Selecionado para o 6º SAPC, Salão de Artes Plásticas de Cerquilho, SP na modalidade pintura. Realizou várias exposições individuais, entre elas: Garatujas ao vento(esculturas espaciais) Casa do Povoador e no Centro Cultural da Rua do Porto em Piracicaba, SP. Ensaios (pinturas) e Aéreas (esculturas) na Galeria da Universidade Metodista de Piracicaba; Suspensões no Espaço Aquário em Votorantim, São Paulo; Oscilações no SESC Arsenal, em Cuiabá; Trilhas dos Traços no MISC- Museu da Imagem e do Som em Cuiabá; Oscilações, esculturas em movimento na Galeria da Casa de Cultura da América Latina em Brasília.  Participou de várias exposições coletivas e do projeto Pisca de educação ambiental pelo qual recebeu menção honrosa na Câmara dos vereadores de Piracicaba. Participou do projeto Porto à deriva e  de Intervenções artísticas no espaço da UFMT em Cuiabá. É professor de Educação Artística.

Hoje, na abertura, às 20h, haverá uma performance com Tatiana Wonsik Joseph, doutora em dança, formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que fez uma pesquisa sobre o gestual (modalidade visual espacial). Sua apresentação tem relação com a exposição “cubo negro”. Tatiana Joseph está no oitavo mês de gestação e acrescenta que “a minha gravidez fará a apresentação, mais ilustrativa”. No mesmo dia, haverá uma apresentação do grupo Sensembow, composto por alunos da UFMT. No seu repertório estão inclusas um quarteto de sopros de autoria de Jasson André e uma peça para grupo de câmara e eletrônica de Luciano Campbell. 

concerto de abertura com o Sensembow

A organização das apresentações é do artista Herê Fonseca; da curadora Ludmila Brandão e tem organização geral de Maria Thereza Azevedo; produção de Aliana Camargo e fotos de Rosano Mauro. Os textos são de responsabilidade de Enock Sacramento, Wagner Barja e Ludmila Brandão e a arte do catálogo é de Daniel Guazina. A montagem de cenário tem o apoio de Maurício Oliveira e das estagiárias Camila Castilho e Emanuelle Miranda. A música da instalação fica a cargo de Luciano Campbell e o concerto de abertura com o grupo Sensembow, os registros em vídeo, de Cristiano Costa. Participam ainda da produção, o cenotécnico Luiz Antônio Pinto e a aderecista Antonina Cajango. 

O projeto tem o apoio da UFMT e da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Para mais Informações e visitas com agendamento telefone para 3615.8355. O blog do artista também traz informações complementares (www.herefonseca.wordpress.com). 

(com assessoria)
Da Redação
Fonte:  http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=390865

outras fontes:  Gazeta Digital
                      24 Horas news
                      Portal da UFMT
                      Meu Palco
                      Coisas de Mato Grosso
                      RMTonline (TV Centro América)
                      Hipernotícias
Ler mais

Música para o final de semana


O Big Bando - ideia de Danilo Bareiro e Raul Fortes - começou como banda de apoio para cantores, mas o projeto extrapolou e eles já idealizam séries de shows com temáticas diversas.  Hoje, no Democrata Pub, na Praça Popular, eles apresentam “Samba da Moda”, junto com a cantora Karola Nunes. Além dos vocais de Raul, Danilo comandará as guitarras - com a maestria que lhe é peculiar - Samuel Smith - o rei do groove e o experiente Vinicius se encarrega da bateria. Na sexta, ainda como de praxe, o Clube de Esquina abre o final de semana que tem a cara de um popular jogo de vídeo game, Guitar Hero. A banda Sixtons tocará o melhor do rock clássico, fazendo cover de bandas como Iron Maiden e Black Sabbath.

Ler mais
 
Site Meter