Festival Internacional de Percussão Contemporânea USP
O Encontro Percussivo USP 2008 buscou oferecer aos alunos e profissionais de percussão do Brasil e da América Latina um painel da mais recente produção no campo da percussão contemporânea.
Apesar do grande desenvolvimento do ensino da percussão nos últimos anos no Brasil, ainda sentimos falta de uma informação atualizada nessa área, cuja demanda de profissionais especializados é cada vez mais freqüente e intensa.
Com a participação de grupos e artistas renomados, nacionais e internacionais, pestimulou o intercâmbio e o desenvolvimento da área de forma competente, usufruindo a diversidade de estilos e de técnicas de execução dos inúmeros instrumentos utilizados. O Percussivo USP ofereceu aos jovens percussionistas latino-americanos a possibilidade de aquisição de novas informações através de aulas e master classes, de vivência através da montagens dos concertos, etc.
Entre esses grandes mestres da percussão, teremos a japonesa Kuniko Kato, que é representante da mais nova geração de percussionistas virtuoses, ao lado de John Boudler, da UNESP; Carlos Tarcha, da Escola Superior de Colônia, Alemanha; Florent Jodelet, do Conservatório de Paris, França; Eduardo Gianesella, da OSESP e UNESP, São Paulo; Eduardo Leandro, do Conservatório de Genebra e da Universidade de Stony Brook, EUA; e do diretor artístico do evento, Ricardo Bologna, da USP.
A reunião desses grandes artistas tem o intuito criar no Brasil um conceito de escola de altíssimo nível, que permitirá aos jovens participantes uma formação completa nesse campo vastíssimo, que é o da percussão.
Este 1o. Encontro Interacional contou com uma estrutura de master classes, workshops e concertos diversificados, nos quais percussionistas mestres, profissionais e estudantes que trabalham com percussão na música contemporânea, na música eletrônica e nas orquestras sinfônicas se encontraram e puderam compartilhar o contato com os mais destacados músicos da atualidade.
Apesar do grande desenvolvimento do ensino da percussão nos últimos anos no Brasil, ainda sentimos falta de uma informação atualizada nessa área, cuja demanda de profissionais especializados é cada vez mais freqüente e intensa.
Com a participação de grupos e artistas renomados, nacionais e internacionais, pestimulou o intercâmbio e o desenvolvimento da área de forma competente, usufruindo a diversidade de estilos e de técnicas de execução dos inúmeros instrumentos utilizados. O Percussivo USP ofereceu aos jovens percussionistas latino-americanos a possibilidade de aquisição de novas informações através de aulas e master classes, de vivência através da montagens dos concertos, etc.
Entre esses grandes mestres da percussão, teremos a japonesa Kuniko Kato, que é representante da mais nova geração de percussionistas virtuoses, ao lado de John Boudler, da UNESP; Carlos Tarcha, da Escola Superior de Colônia, Alemanha; Florent Jodelet, do Conservatório de Paris, França; Eduardo Gianesella, da OSESP e UNESP, São Paulo; Eduardo Leandro, do Conservatório de Genebra e da Universidade de Stony Brook, EUA; e do diretor artístico do evento, Ricardo Bologna, da USP.
A reunião desses grandes artistas tem o intuito criar no Brasil um conceito de escola de altíssimo nível, que permitirá aos jovens participantes uma formação completa nesse campo vastíssimo, que é o da percussão.
Este 1o. Encontro Interacional contou com uma estrutura de master classes, workshops e concertos diversificados, nos quais percussionistas mestres, profissionais e estudantes que trabalham com percussão na música contemporânea, na música eletrônica e nas orquestras sinfônicas se encontraram e puderam compartilhar o contato com os mais destacados músicos da atualidade.
Clique aqui e veja a Programação Realizada.
Algumas fotos do festival