Grupo de Percussão "Ionisation" no Circuito Cultural Lusófono




Circuito Cultural Lusófono chega a Cuiabá nesta terça-feira

Cuiabá recebe nesta terça e quarta-feira (24 e 25.11) mais uma etapa brasileira do Circuito Cultural Lusófono, um programa que visa promover a divulgação, trocas e geração de negócios culturais entre países e comunidades de língua portuguesa no mundo. O Circuito surge na sequência de vários projetos de intercâmbio desenvolvido nos últimos anos, com a proposta de construir um instrumento eficaz e continuado de garantia de trabalho e de dignificação de criadores e agentes socioculturais lusófonos.

O projeto é coordenado pela Associação Etnia Cultura e Desenvolvimento (Portugal) em colaboração com Associação Etnia Cabo Verde (África) e Instituto Cultural Lusófono no Brasil, em parceria com o Sebrae em Mato Grosso e Governo do Estado via Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A produção local é da Dom Negócios Culturais.

Mário Alves, presidente da Associação Etnia-Cultura e Desenvolvimento, ressalta a construção de redes e cooperação técnica para a promoção de intercâmbio entre os países de língua portuguesa, sendo todos eles com grande potencial adormecido e ainda desconhecido no Brasil e entre eles próprios. Para ele, esse Circuito tem revelado ser uma grande oportunidade para a circulação da produção artístico/cultural destes países e até mesmo para a geração de negócios culturais, movimentando a economia da cultura dos países lusófonos.

O público cuiabano receberá uma programação variada com apresentações artísticas, Conferências, mostra de vídeos e Mesas redondas. Dois dos mais ilustres músicos de Guiné-Bissau (África), Maio Coopé e Kimi Djabaté, estarão presentes no evento. Mato Grosso marca presença com o Grupo de Percussão "Ionisation" do Departamento de Música da UFMT e Caçula do Pandeiro, ambos de Cuiabá. No Brasil, o Circuito está sendo apresentado desde maio de 2009, tendo passado pelos estados de Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia. Em Portugal foi estreado em Évora em Junho passado e está percorrendo algumas importantes cidades históricas do país, levando artistas brasileiros e africanos.


 
Site Meter