Camerata Pantanal


A Camerata Pantanal, que realiza um trabalho pioneiro no que diz respeito à música camerística. O grupo apresenta o concerto Século XX que tem em seu repertório músicas como Ronda, de Ernani Aguiar; Mourão, de Guerra Peixe; Prelúdio, de Cláudio Santoro; Quatro peças sintéticas, de Roberto Victório; Improviso nº 07 e Trenzinho do caipira, de Heitor Villa-Lobos; Por una cabeça, de Carlos Gardel e Libertango, de Astor Piazolla.

A estréia do grupo aconteceu no II Simpósio de Música realizado pelo Departamento de Artes da UFMT neste ano, tendo boa receptividade dos ouvintes. Formado por violinos, violoncelo, contrabaixo, sax soprano, clarineta e piano, Camerata Pantanal busca um repertório eclético na música de concerto, porém trabalha dentro da música composta, a partir do século XX, dando ênfase na música brasileira. No dia 4, o grupo realiza ensaio aberto a partir das 15 horas.

O grupo é formado pelos seguintes músicos:

Deivison Branco (violino), iniciou seus estudos na Escola Técnica Federal de Mato Grosso com Ricardo Stefanelli. Graduou-se pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro na classe da professora Carmelita Reis. Atualmente é professor de violino e integrante da Orquestra Sinfônica da UFMT, bem como integrante do Duo IrMãos. Branco participa ativamente de cursos e festivais de Música de Brasília e Curitiba.

Vanessa Rodrigues (violino) iniciou seus estudos na escola da Orquestra da UFMT, na qual foi estagiária por dois anos. Integrou a Orquestra Marista MPB sob a regência do Maestro Roberto Gnatali em Londrina. Atualmente é estudante do curso de música da UFMT e vem aprimorando seus estudos de violino com o professor Laércio Dinis de São Paulo, além de desenvolver um trabalho de ensino de violino pelo método Suzuki na Academia Lorenzo Fernandes.

Gliciane Chiarelli (violino): Estudante do segundo semestre do curso de música da UFMT. Começou seus estudos de violino em Cuiabá e vem aprimorando-se com o professor Laércio Dinis de São Paulo, bem como em cursos e festivais de Londrina (PR) e Santa Maria (RS). É integrante da Orquestra Sinfônica da UFMT, além de participar de diversos grupos musicais na cidade de Cuiabá.

Jorge Mendes (violino): Iniciou seus estudos com Deivison Branco em Cuiabá e vem participando de cursos e workshops dentro e fora do estado, como 25º Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília em janeiro deste ano. É estudante do quinto semestre do curso de música da UFMT e vem realizando como violinista, além da música de concerto, um trabalho bastante voltado para a música popular. Atuou com o músico Amauri Lobo no Lançamento e divulgação do CD Cara e Carranca no Sesc Arsenal.

José Feguri (violoncelo) iniciou seus estudos na Orquestra Sinfônica da UFMT, da qual é integrante há mais de 15 anos. Vem desenvolvendo um trabalho sólido como professor e violoncelista em Cuiabá e Campo Grande – MS, onde faz parte da Orquestra de Câmara do Pantanal. Atuou no “Grupo Sextante” sob a regência do compositor e maestro Roberto Victorio. Integra ainda o quinteto da Universidade de Cuiabá - UNIC. Participa ativamente de cursos de Música em Brasília.

Lau Medeiros (contrabaixo) Iniciou seus estudos na Orquestra Sinfônica da UFMT, a qual integra desde 1985. Vem desenvolvendo um trabalho sistemático como professor de contrabaixo, além de atuar também na Orquestra de Câmara do Pantanal em Campo Grande (MS). Paralelamente, Medeiros vem realizando um trabalho como compositor tendo obras suas executadas em Bienais e Panoramas da Música brasileira Contemporânea.

Diego Brunet (sax-soprano) iniciou seus estudos em Cuiabá com o professor Leonardo Pellegrin. Concluiu no ano de 2000, o curso básico de teoria, Harmonia, prática de instrumento (sax), e improvisação, oferecido pela Academia Lorenzo Fernandes. Vem adquirindo experiência em prática de conjunto, atuando em diversos grupos musicais em Cuiabá.

Murilo Pereira (clarineta) é estudante do sétimo semestre do curso de música da UFMT. Começou o estudo como autodidata aperfeiçoando-se posteriormente em cursos e workshops de Saxofone e clarineta com o professor Luis Montanha de São Paulo. Atualmente é o primeiro clarinetista da Banda Sinfônica da Escola Técnica Federal de Mato Grosso e saxofonista (alto e tenor) da Big Band Municipal de Várzea Grande.

Flávia Vieira (piano, direção e arranjos) é graduada em Piano e Regência pela Escola de Música da UFRJ e Mestrado em regência na UniRio. Vem atuando como regente de diversos grupos e orquestras como Grupo Música Nova do Rio de Janeiro; Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas; Orquestra de Câmara da UniRio e Orquestra Sinfônica de Londrina. Participou de diversos cursos no Brasil e no exterior como Curso de regência na Itália (1996) e Alemanha (1999). Participa ativamente de festivais e bienais de Música contemporânea brasileira com o Grupo Música Nova, que teve seu primeiro CD gravado em 1998. Atualmente trabalha no Departamento de Artes da UFMT como professora de regência, música de câmara, entre outras disciplinas.

 
Site Meter