Prof. Roberto Victorio em Campos do Jordão


Entrevista com o compositor, regente e instrumentista Roberto Victório, que orientou a finalização das obras dos bolsistas de composição do Festival de Campos do Jordão, e as regeu no dia 18 de julho de 2010, no Auditório Claudio Santoro.




Primeira audição mundial de Chronos III para violoncelo e cordas, de Roberto Victório, durante concerto da Camerata Fukuda, na Igreja São Benedito, durante o Festival Internacional de Invernon de Campos do Jordão. Fábio Presgrave no violoncelo.




Entrevista com bolsistas de composição

Local: Auditório Claudio Santoro

23/07/2010

Após o concerto de estreia das obras dos alunos de composição, realizado no domingo, 18 de julho, no Auditório Claudio Santoro, José Henrique Padovani e Sérgio Rodrigo Lacerda, vencedores do Concurso Camargo Guarnieri, concederam entrevista exclusiva ao site do Festival. Ouça!


Novos compositores estreiam obras no Festival

Concerto foi apresentado por músicos de ponta no Auditório Claudio Santoro

Ganhadores do Concurso Camargo Guarnieri com Paulo Zuben e Silvio Ferraz

Depois de duas semanas de estudos, ensaios, troca de informações e de intensa convivência com importantes músicos do cenário mundial, os alunos de composição apresentaram, no Auditório Claudio Santoro, as obras que foram concluídas durante o Festival de Campos do Jordão. Na manhã do último domingo, 18 de julho, o público acompanhou também a premiação do Concurso Camargo Guarnieri.


O concerto de estreia das obras dos novos compositores foi um momento muito especial. À frente dos experientes músicos Eliane Tokeshi (violino), Fabio Presgrave (violoncelo), Cássia Carrascoza (flauta), Luis Afonso Montanha (clarinete), Lídia Bazarian (piano) e Carlos Tarcha (percussão), estava o compositor e regente Roberto Victorio, que acompanhou a finalização das peças e as regeu.

“A primeira audição de uma obra, mesmo para o compositor experiente, é sempre um grande impacto. Você materializar essa coisa do mundo bidimensional da partitura, para uma realidade de sonoridade, é um salto grande. Para os bolsistas, é super estimulante, porque eles estão podendo ouvir o que colocaram no papel”, disse Victorio.

Após o concerto, uma banca formada pelo diretor artístico-pedagógico do Festival Silvio Ferraz, o diretor executivo Paulo Zuben, Roberto Victorio, Cássia Carrascoza, Lídia Bazarian, Luís Afonso Montanha e o pianista Paulo Álvares escolheu os vencedores do Concurso Camargo Guarnieri, que premiou a melhor composição com R$ 15 mil.

O primeiro lugar foi dividido entre os bolsistas José Henrique Padovani (Impedance) e Sérgio Rodrigo Lacerda (Acquarello tintas diluídas em água). O segundo lugar foi de Marcílio Onofre (Inane II), e o terceiro de Max Packer (...na vizinhança acordam, já que um vazio em movimento...). Gustavo Penha (Entorno de nenhum nenhuma) recebeu menção honrosa.

No total, o Festival recebeu doze alunos no curso de composição, sendo que oito trabalharam e estrearam suas obras no concerto do dia 18, e quatro acompanharam o curso como ouvintes. Durante as duas semanas de trabalho, os alunos finalizaram as suas obras sob orientação de Silvio Ferraz e de Roberto Victorio. Os alunos contaram também com o apoio dos instrumentistas que fizeram a primeira audição de suas peças.

Para Roberto Victorio, o contato dos alunos com esses músicos é essencial. “É um aprendizado danado, um trabalho de campo. Eles não estão dentro de uma sala de aula, no ar condicionado, escrevendo. Eles estão escrevendo e estão vendo se funciona [...]. O contato com os músicos é de um valor impressionante.”

José Henrique Padovani, um dos ganhadores do Concurso Camargo Guarnieri de 2010, também aprovou o contato com os músicos, “...foi muito legal [...] conhecer músicos com esse grau de conhecimento como Cássia [Carrascoza], Fábio [Presgrave]. São músicos que realmente acrescentam à sua composição coisas que não imaginava”. Sérgio Rodrigo Lacerda, que dividiu o prêmio com Padovani, completou: “Eu senti [...] um acolhimento muito especial, de tomar pra si, e [eles falavam] ‘olha isso daqui não está funcionando, eu acho que você deveria fazer assim, assado’”.

A troca de informações entre alunos e experientes profissionais da música foi intensificada com a participação deles em master classes e palestras. “A gente teve um workshop com o Quarteto Arditti que foi uma sacudida”, disse José Henrique Padovani.


mais informações: www.festivalcamposdojordao.org.br
 
Site Meter