Semana do Calouro (março 2009)

Informativo para a Semana do Calouro 2009/1
Curso de Licenciatura em Música

A Licenciatura em Música visa formar o educador professor para atuar no desenvolvimento das experiências pessoais que dão forma aos valores musicais coletivos. É papel do educador musical orientar o aluno nesse caminho de despertar a sua sensibilidade para perceber o mundo, interpretá-lo e estar municiado para formar o seu senso crítico e atuar como sujeito construindo a história, elaborando e configurando as suas propostas culturais/musicais.

Competências que serão exigidas durante e após o curso:

• Ter a docência como base de sua identidade profissional.
• Dominar um corpo de conhecimentos específicos e desenvolver instrumentais teóricos e metodológicos que possibilitem a construção de uma prática pedagógica pessoal e sistemática em educação musical.
• Compreender a prática educativa de forma ampla.
• Compreender como se dá a construção do conhecimento musical no indivíduo.
• Desenvolver e divulgar as atividades de apreciação, criação e de execução musical das pessoas.
• Desenvolver a capacidade de articular e harmonizar formas, conteúdos sons, pensamentos e palavras, de dar sentido e resignificações plurais à realidade.
• Estabelecer uma relação dialógica entre conhecimento científico e realidade social na produção de conhecimentos e de novas práticas pedagógicas.
• Estabelecer relações entre a área de música e outras áreas de conhecimento.
• Interpretar códigos artísticos, culturais e científicos.
• Proporcionar meios para o desenvolvimento social através de atividades musicais.

O curso de graduação, Licenciatura em Música, será efetivado com a integralização de 3050 h., das quais 800 h. para a formação prática pedagógica e 2250 h. para conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, incluindo-se aí o Trabalho de Conclusão de Curso e as disciplinas optativas. Estas poderão ser cursadas em qualquer tempo do curso, em qualquer quantidade de disciplinas, tendo apenas a obrigatoriedade de uma carga horária mínima de 120 h.. O Trabalho de Conclusão de Curso será uma monografia sobre um tema que se relacione com algum aspecto da transmissão e apreensão de conhecimento de música enquanto processo de educação articulado com a sociedade contemporânea, preferencialmente voltado para a realidade regional. Você poderá cursar qualquer quantidade de disciplinas possíveis; desde que sua matrícula tenha uma carga horária mínima de 180 h. e máxima de 420 h. por semestre.


Ementas previstas para o 1º Semestre

História da Música no Ocidente I – 60 h
Estudo das manifestações musicais no Ocidente e suas funções sociais da Antiguidade até o Renascimento. Análise e apreciação de obras representativas

Percepção e Análise Musical I – 60 h
Prática aural e escrita da percepção de altura, duração, timbre e intensidade. Análise de obras contemplando os conteúdos estudados.

Laboratório da Voz – 75h
O conhecimento do instrumento vocal, seu funcionamento, sua interação com o aparelho auditivo. A voz, suas possibilidades acústicas e sua interação no mundo das comunicações sonoras. Prática Pedagógica (PP) – Observação crítica de situações que relacionam o uso da voz e saúde vocal.

Elementos de Cultura e Arte – 60h
Introdução ao estudo da cultura abordando, através de diferentes conceitos e teorias, a diversidade cultural, os conflitos, a dinâmica das transformações e a produção artística como fenômeno cultural.

Iniciação ao Trabalho Científico – 60h
Leitura, apreciação, interpretação e criação de textos acadêmicos. Processos intelectuais e normativos necessários para a produção e comunicação de conhecimento.


Informações úteis durante a estada acadêmica:

• Estar sempre aberto(a) a novos conhecimentos e abordagens diferenciadas;
• Participar ativamente das práticas estudantis, buscando estar sempre por dentro dos assuntos do curso - estar atento(a) as reuniões do corpo discente (estudantes);
• Participar de cursos, palestras e demais eventos da área musical;
• Eleger dois colegas que irão representar a turma nas reuniões; o Centro Acadêmico costuma convocar reuniões para discutir eventualidades.
 
Site Meter