UFMT recebe o compositor João Pedro Oliveira

Professor João Pedro Oliveira explicando a teoria analítica da música do séc. XX

Após 5 dias de aulas no Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT, compositor mostra parte de sua obra

O renomado compositor português João Pedro Oliveira, detentor de inúmeros prêmios internacionais, é a figura principal de um concerto de música eletroacústica realizado pelo Instituto de Linguagens e Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. O concerto será quinta-feira, dia 03 de dezembro, às 19 horas no auditório do Instituto de Linguagens – UFMT.

É difícil dizer o que é exatamente a música eletroacústica (ME), principalmente não sendo músico, acredito eu. Apesar de já ter participado de concertos de ME, não me obstei a uma consulta básica ao Google. Com o apoio da UFRJ ficou mais claro, apesar do termo não constituir um significado fechado tipo fastfood.

Em uma matéria aqui no DC Ilustrado mesmo sobre a Bienal do ano passado falamos um pouco sobre a ME. Recapitulando: A ME normalmente é feita em estúdio (mesmo que isto não diga muita coisa), é apresentada geralmente, em concertos, gravada em suporte magnético: fita, DAT, HD ou qualquer outro meio de armazenamento e reprodução. Todavia muitas obras eletroacústicas são mistas, ou seja, têm a participação de instrumentistas. Um concerto de ME é preponderantemente acústico. As composições são difundidas em concerto através de dispositivos de amplificação e reprodução que privilegiam o preenchimento, a espacialização e a projeção da música na sala: este trabalho é a sua interpretação. Isto inclusive fez alguns estudiosos sugerirem o nome de “música acusmática” para substituir o desgastado termo “eletroacústica”.

Depois deste longo parêntese a recomendação é fechar os olhos e ouvir, mesmo que a princípio você se pergunte, mas será isso música mesmo? Como o fazem algumas pessoas ao observar a arte contemporânea. Parece que a contemporaneidade esta sob o signo da desconfiança e incompreensão típicas da vanguarda.

Voltando a João Pedro, após cinco dias de concorridas aulas no Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT (ECCO), o compositor e catedrático da Universidade de Aveiro (Portugal) apresenta parte de sua obra em um concerto de ME. Sua trajetória musical é representativa de um compositor brilhante e de carreira internacional, cujos estudos iniciados em Lisboa se estenderam a Nova York, culminando em dezenas de encomendas e prêmios para suas composições em países como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, República Checa, México, Portugal e aqui no Brasil (São Paulo).

Demonstrando ser um compositor cujo grande interesse é a estética musical contemporânea de pesquisa constante, João Pedro busca resultados sonoros que atinjam onde a mão do homem não possa alcançar, e vice-versa, onde a máquina não consiga a expressão possível, daí a ênfase num jogo de interação nessa música feita entre meios tradicionais e o que há de mais atual em meios eletrônicos: softwares e instrumentos musicais em uma simbiose que se interpõe entre os sentidos, uma percepção que já não é mais tão clara do que é homem do que é máquina, uma zona intermediária e pouco explorada, trabalhada com o mesmo interesse que séculos atrás faria compositores arrojarem-se em novos procedimentos que depois entrariam para a História da Música.

O concerto tem entrada gratuita e conta ainda com obras dos autores estadunidenses Dennis Miller e Paul Rudy e dos brasileiros Daniel Barreiro (Universidade Federal de Uberlândia) e Cristina Dignart, professora do curso de Música da UFMT. Uma oportunidade rara para se manter por dentro da Arte de hoje.



O Criador

João Pedro Oliveira iniciou os seus estudos de música como aluno do Centro de Estudos Gregorianos, tendo continuado o seu trabalho no Instituto Gregoriano de Lisboa. A partir de 1978 começou a dedicar-se à composição e, de 1985 a 1990, esteve nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana, tendo estudado no Brooklyn College e na Universidade de New York em Stony Brook, onde concluiu dois Mestrados e um Doutoramento em Música. É professor catedrático na Universidade de Aveiro, onde ensina Composição e Música Eletrônica.

Entre seus principais prêmios estão: Prêmios Magisterium no Concurso de Música Electroacústica de Bourges em 2007 e 2008; Giga Hertz Award. 2008; 1º Prêmio do Roma Soundtrack Competition (Itália) em 2007 e ainda os primeiros prêmios nos concursos de Yamaha-Visiones Sonoras (México) em 2007; Música Nova (Praga) em 2005 e 2007; Metamorphoses (Bruxelas) em 2006 no Internacional de Música Electroacústica de S. Paulo em 2005, e muitos outros. (Com Assessoria)

Fonte: Claudio de Oliveira (Da Redação do Diário de Cuiabá)
 
Site Meter