Porto à Deriva – exercício de reinvenção da cidade subjetiva


Apresentamos a exposição Porto à Deriva – exercício de reinvenção da cidade subjetiva que estará aberta para visitação na galeria do Museu de Arte e Cultura Popular – MACP da Universidade Federal de Mato Grosso.

O acervo foi criado coletivamente a partir do projeto Porto à deriva, nascido no SESC Arsenal em 2009, para incentivar a pesquisa sobre cidade e intervenções urbanas. O acervo esteve em exibição no SESC Arsenal e no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC, e em cada uma das exposições a montagem foi adaptada ao espaço, permitindo leituras diversas. Nesta itinerância teremos cerca de 200 fotografias, um videoarte, textos e diversos objetos compondo instalações.

O Porto à deriva aglutinou pessoas envolvidas com as artes plásticas, teatro, música, dança, audiovisual, saúde, ONGs, bem como, ativistas independentes e pessoas preocupadas com o espaço onde vivem.

Sob orientação da pesquisadora e professora da UFMT Drª. Maria Thereza Azevedo foram realizados exercícios para construção de um olhar sobre a região do Porto, a partir de experiências inspiradas no Movimento Situacionista tendo como referência os conceitos de deriva e situação e os estudos sobre cidade subjetiva de Felix Guattari. Ressalta em sua metodologia os processos colaborativos e o conceito de polifonia de Bakhtin, por compreender a cidade como uma multiplicidade de diferentes vozes.

grupo Batuque Nauá

O conjunto de imagens, textos, sonoridades e objetos trazem um recorte múltiplo sobre o bairro do Porto, repleto de histórias e contrastes. O mapa do Porto será um dos vetores da mostra, foi reordenado e ressignificado pelas ações integrantes do projeto: Derivas pelo Porto e intervenções Livre Mercado e Sombra e água fresca, respectivamente no Mercado Municipal e no Museu do Rio.

No dia 31 de março às 20:00 no Instituto de Linguagens da UFMT aguardamos a presença do público para celebrar a abertura da exposição com um cortejo que irá percorrer o campus até o MACP com a presença do grupo musical Batuque Nauá.


Curadoria: Maria Thereza Azevedo
Produção: Caroline Souza
Imagem: Junior Silgueiro

Período: 31/03 a 30/04/2010
Visitação de segunda a sexta-feira das 08:00 às 11h:0 e das 13:30 às 17:30
Entrada Franca
 
Site Meter