Começa na terça-feira a Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea


Começa na próxima terça-feira (5) o VIII Seminário de Linguagens & Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso. Os eventos acontecem, simultaneamente, do dia 5 ao dia 13. O credenciamento e as inscrições para ouvintes e minicursos serão feitos ao longo do dia, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no auditório do Instituto de Linguagens (IL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O valor da taxa de inscrição é R$ 40,00.

A abertura será realizada, às 19h, no Teatro Universitário (TU), pelo Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT, com a execução da obra "Toccata Amazônica", do compositor brasileiro Dimitri Cervo, e pelo quarteto Sensembow, que preparou um repertório exclusivo de músicas para a ocasião - "Playground", composição de Nelsindo de Moraes, "Planeta dos Macacos", de Pauxy Gentil-Nunes, e "Rito Inicial", uma composição criada coletivamente pelo grupo.

Após o concerto, ocorrerá a conferência ´´Desafios contemporâneos: a obra de arte e a comunicação de percepções´´, ministrada pelo professor Marcos Nogueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na quarta-feira serão apresentados, nas salas de aula do IL, grupos de trabalho. As atividades dos grupos iniciam às 8h e terminam às14h. Em seguida, começa a mesa-redonda ´´Trajetórias de Almeida Prado´´, com estudiosos da Unicamp, USP, UFMT e da Universidade de Valladolid, na Espanha. Mais tarde, às 18h30, começam as oficinas e os minicursos, nas salas de aula do IL. A última atividade do dia será o concerto do Grupo Sextante, no Teatro do Sesc Arsenal, às 20h.

Entre os convidados estão importantes nomes da música contemporânea, como o Grupo Sextante, Duo Passos & Abreu, Fernando Rocha e Ana Claudia Assis, Martha Herr e Ingrid Barancoski, Pauxy Gentil Nunes e Marina Spoladore, Gilson Antunes, Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cristina Dignart na Música Eletroacústica, Gilberto Mendes, Edson Zampronha, Mauricio Dottori, Silvio Ferraz, dentre outros.

O Seminário deste ano tem como tema ´´Linguagens: desafios contemporâneos`` que, segundo a organização, ´´abarca questões prementes, polarizadas principalmente entre o desempenho da educação e a crítica a um modelo de sociedade formatada por padrões comerciais, mas que luta para se auto-referenciar, em vozes contrárias à situação corrente``.


O GRUPO DE PERCUSSÃO DO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFMT, tem como elemento primodial em suas atividades a pesquisa e a interpretação musical voltada para o repertório da Música de Concerto Contemporânea para Instrumentos de Percussão. Dessa forma, guiar sutilezas da arte em música de câmara, a manutenção dos equipamentos, paz social dentro do grupo (respeitar limites individuais pessoais e dos outros), rigor profissional em termos de horário, cuidados especial com nosso acervo, presença no palco e atitudes maduras, são tratados como conduta mínima diária dos integrantes. Além de seus concertos ao vivo, o Grupo também já participou em programas de TV.

Integrantes:

Alex Souza
Estela Ceregati
Wender Couto
Tarcísio Sobreira
Ricardo Kalan
John Stuart
Josemar Augusto
Francisval Costa
Thiago Silva





O grupo Sensembow se materializa em diversas formações instrumentais, mas possui um núcleo principal podendo eventualmente contar com a participação de integrantes convidados dependendo dos projetos artísticos nos quais estiver inserido. Atualmente é formado por quatro jovens músicos envolvidos com pesquisa, composição e interpretação; criado em 2008, vem desde então resgatando obras para sua formação de base, mas também no estímulo e divulgação da produção recente de novos compositores; o grupo lança-se despretenciosamente no universo sonoro buscando fluência entre os gêneros musicais da atualidade.

O quarteto Sensembow também irá se apresentar durante o 8º Encontro Nacional de Compositores Universitários (2010) que este ano será realizado em Goiânia (entre os dias 25 e 30 de outubro). Além da participação do grupo, estão representando Mato Grosso os compositores Cao Benassi, Ticiano Rocha, Nelsindo de Moraes e Luciano Campbell que tiveram suas obras selecionadas.


Integrantes:

Luciano Campbell (guitarra)

Daniel Baier (percussão)

Grazielle Louzada (saxofone)

Nelsindo de Moraes (baixo)



 
Site Meter