Seminário de Linguagens e IV Bienal de Música divulgam programação detalhada


Os interessados em participar do VIII Seminário de Linguagens & Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso têm até a próxima sexta-feira (24) para se inscrever. As inscrições estão sendo realizadas pelo site da Fundação Uniselva e o valor da taxa é R$40,00.

São 25 grupos de trabalho, cinco oficinas, 17 minicursos, duas mesas-redondas, oito palestras, oito concertos e uma conferência distribuídos entre os nove dias dos eventos, que ocorrem, simultaneamente, do dia 5 ao dia 13 de outubro. De acordo com a organização, "a mensagem dessa reunião é a conjunção de ideais para confrontar o massivo vazio cultural, vazio este que vem esmaecendo valores básicos de um ser social, a saber, sua capacidade de apreensão e a oferta de momentos para reflexão". A programação "propicia pontos de contato entre arte e ciência, cultura tradicional e tecnologia de ponta, estimulando o interesse pela inovação, por aquilo que contrasta com as fórmulas fáceis".

O credenciamento e as inscrições para ouvintes e minicursos serão no dia 5 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Auditório do Instituto de Linguagens. No mesmo dia, às 19h, no Teatro Universitário, ocorrerá o Concerto de abertura, apresentado pelo Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT e pelo quarteto Sensembow. Após o concerto, às 20h, terá início a conferência de abertura, "Linguagens: desafios contemporâneos - a obra de arte e a comunicação de percepções", proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcos Nogueira.

A programação conta com as mesas-redondas "Trajetória de Almeida Prado" e "Língua, literatura e identidade" e as palestras "Inclusão no ensino superior", "Caminhos da Música", "Fotografias: matéria de investigação nos estudos de jornalismo, publicidade e comunicação em rede", "Literatura Africana", "Composição musical", "Interpretação musical", "Pianismo em obras contemporâneas" e "Música e seus afluentes". As atividades serão realizadas no Auditório e em salas do Instituto de Linguagens (IL), no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC), no Teatro Universitário e no Teatro do Sesc Arsenal. Confira a programação detalhada com os locais e horários de todas as atividades.

O Seminário deste ano tem como tema "Linguagens: desafios contemporâneos" que, segundo a organização, "abarca questões prementes, polarizadas principalmente entre o desempenho da educação e a crítica a um modelo de sociedade formatada por padrões comerciais, mas que luta para se auto-referenciar, em vozes contrárias à situação corrente".

Bienal - Em sua quarta edição, "continua o importante trabalho de divulgar a música erudita contemporânea brasileira e seus afluentes, ampliando o espaço da música de concerto no Brasil". Como homenageado desta edição, está Almeida Prado, um dos primeiros brasileiros a fazer "música de vanguarda", tornando-se um dos expoentes da música contemporânea no Brasil.

As palestras e mesas-redondas serão realizadas no período vespertino, no Instituto de Linguagens – UFMT, e os concertos, à noite, no Teatro do Sesc Arsenal.

Estão convidados importantes nomes da música contemporânea como o Grupo Sextante, Duo Passos & Abreu, Fernando Rocha e Ana Claudia Assis, Martha Herr e Ingrid Barancoski, Pauxy Gentil Nunes e Marina Spoladore, Gilson Antunes, Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cristina Dignart na Música Eletroacústica, Gilberto Mendes, Edson Zampronha, Mauricio Dottori, Silvio Ferraz, dentre outros.

Mais informações pelos telefones (65) 3615.8400 e 3615.8410 ou na página do evento.
 
Site Meter