Festival Internacional de Música Contemporânea na Bahia



O Festival Internacional de Música Contemporânea é um evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA) que visa, além de difusão e formação de plateia para a música de concerto produzida nesse estado, a busca de excelência na composição e execução dessa música, e a discussão aprofundada sobre as questões que giram em torno desse tema buscando alcançar a inter, trans e multidisciplinaridade. Para esse fim, a organização do festival convida expoentes nacionais e internacionais da música de concerto para palestras, workshops, cursos e concertos que durante uma semana mobilizam o cenário nacional.

O Festival Internacional de Música Contemporânea (FIMC) teve sua primeira edição realizado entre os dias 1º e 6 de setembro de 2007 e contou com cinco concertos, cinco mesas-redondas e nove palestras/workshops abrangendo todas as áreas da música. Na ocasião foram convidados três instrumentistas (Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul) e dois compositores (Goias e USA). Também foram premiados três compositores em quatro categorias através do I Concurso de Composição ERNST WIDMER, realizado em paralelo com o Festival. Essas obras foram executadas em concerto público no dia 6 de setembro de 2007.

O II FIMC foi realizado em 2008 entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro em paralelo com o XVIII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música). Para a ocasião foram convidados quatro instrumentistas (Brasil e USA) e três compositores (USA). Devido ao congresso da ANPPOM não foram realizados workshops com os convidados mas foram premiados também quatro compositores através da segunda edição do concurso de composição ERNST WIDMER.

O III FIMC, que acontecerá entre os dias 6 a 10 de setembro de 2010 pretende envolver toda a comunidade ligada não só à música contemporânea mas também os interessados em música técnica e esteticamente sofisticada.

Paulo Chagas (Brasil/Califórnia) e Jaime Reis (Portugal) são os compositores convidados. Além deles teremos as presenças do regente português Pedro Figueiredo (que conduzirá um grupo de câmara com eletrônica em parceria com Jaime Reis) e do violinista também português Pedro Rodrigues (que apresentará um concerto com obras para violão e eletrônica). Teremos também o duo Paraguassú Abraão e Kátia Baloussier, piano e percussão, a participação do Grupo de Percussão da UFBA apresentando obras dos finalistas do 3º Concurso Ernst Widmer de Composição e do GIMBA (Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia).

Teremos obras de Wellington Gomes, Paulo Chagas, Carlos Kater, Edson Zampronha, Vânia Dantas Leite, Ricardo Tacuchian, Ernst Mahle, Rodolfo Caesar, Roberto Victório, Daniel Mendes, Sara Carvalho, Jaime Reis, José Luís Ferreira, Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Pedro Kroger,
Pedro Figueiredo, Patrick Andrews, Thaís Montanari, Rodrigo Meine, Guilherme Bertissolo, Paulo Rios Filho, Alexandre Espinheira, Pedro Amorim.



Local: Escola de Música e Reitoria da UFBA - Canela (atividades)
Data: 6/9 a 10/9, horários diversos
Entrada Franca
Tel: 71 8837-2262/ 8740-3323
 
Site Meter