II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ

“Teoria, Crítica e Música na Atualidade”
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação
Rio de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011



A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ e convidam para a submissão de trabalhos.

O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorre na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa agora 163 anos. A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na Atualidade”.
A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da disciplina. Busca-se com esse evento refletir em que medida as inovações da música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens. O evento reunirá, no Brasil, figuras exponenciais de diversos países, visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregará compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por compositores e colunistas especializados, para debater as questões associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A organização do Simpósio em diversas modalidades pretende intensificar a integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo, a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados mediante submissão. O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.

CRONOGRAMA
Prazo para submissão dos trabalhos (resumos): 10 de junho de 2011
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 30 de junho de 2011
Realização do evento: 15 a 17 de agosto de 2011
Envio da versão completa e revisada do trabalho para publicação nos Anais: 30 de setembro de 2011

Vai até 10 de junho o prazo para submissão dos trabalhos (resumos) para o II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, que ocorrerá de 15 a 17 de agosto, durante a Semana de Aniversário da Escola. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação, seguirá a temática dos eventos artísticos e científicos do ano, que é a produção do século XX em diante, tendo como título "Teoria, Crítica e Música na Atualidade". Entre os conferencistas convidados e que já confirmaram presença estão Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin - EUA) e Patrick McCreless (Universidade de Yale - EUA).

A seguir transcrevemos o comunicado da comissão organizadora anunciando o evento e chamando à submissão de trabalhos. O texto também pode ser baixado aquiem formato PDF.

O registro fotográfico da primeira edição do Simpósio Internacional de Musicologia, pode ser consultado na galeria de imagens do site da Escola de Música da UFRJ. 



Comissão Organizadora
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Nogueira (UFRJ)


Comissão Científica:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Nogueira (UFRJ)
Ilza Nogueira (UFPB)
Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin, EUA)
 
Site Meter