A voz dos artistas

Músicos lançam manifesto em que defendem o Direito Autoral, pedem secretaria específica e reivindicam um órgão fiscalizador do Ecad


clique na imagem para visualizar melhor

Os músicos brasileiros levantam a voz para defender seus direitos de autor. Na terça-feira carnavalesca, dia 8, cerca de duas centenas deles, como Ivan Lins, Fernanda Abreu, Lenine, Francis JIme, André Abujamra e Atonio Pinto, e suas entidades representativas, como o fórum Nacional da Música e Associação Brasileira da Música Independente, lançaram um manifesto que reivindica uma”terceira via” de entendimento de tal direito. No documento, a ser encaminhado também ao Ministério da Cultura (MinC), os artistas propõem a criação de uma secretaria da música , a operar no ministério nos moldes da Secretaria Audiovisual, e a formação de um órgão fiscalizador das atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad.

Nos últimos dois meses, desde que, em seu discurso de posse, a ministra Ana de Hollanda bateu na tecla de que”sem artista não há arte”, um grupo de adeptos da Inclusão Digital, fortalecido a partir da implantação das políticas de acesso de Gilberto Gil e Juca Ferreira, pareceu assumir uma posição de enfrentamento ao grupo de artistas, ao reivindicar, por seu lado, que”sem público não há arte”. Quem permanece ausente das discussões em torno da Política Cultural brasileira mal compreende tal embate.

(A íntegra de matéria está na edição da revista Carta Capital do dia 14/03/2011)
de Comunicação Social/MinC
 
Site Meter