Ciclo das Quartas - Música e Educação


Nesta quarta feira, dia 12 de maio, 19 h, no Sesc Arsenal teremos mais um encontro do Ciclo das Quartas, desta vez para conhecer AS OFICINAS DE MÚSICA NO BRASIL.

A partir de um panorama histórico da educação brasileira, na primeira metade do século XX, será relatado o surgimento desta metodologia de construção do pensamento musical apresentando suas principais idéias e fundamentos. Baseados em Dewey e Koellreuter e envolvidos numa necessidade de novas ferramentas para a educação musical, que atendessem aos padrões estéticos e sonoros da música, compositores nos anos 60 e 70, como Conrado Silva, Emilio Terraza, Esther Scliar, Reginaldo de Carvalho, Luis C. Sceko e Carlos Karter se dedicaram à proposta das Oficinas de Música. Hoje a metodologia está sendo revisitada e segue como uma proposta de trabalho para a educação musical nas escolas de Educação Básica.

Liderado pelo Grupo de Pesquisa “Música e Educação” o Ciclo das Quartas traz um incentivo à reflexão sobre a educação musical e o compartilhamento de experiências e informações visando estimular a sensibilidade e o potencial dos participantes para a difícil empreitada do olhar educativo em música.

Todas as 2ªs. e 4ªs. Quartas Feiras do mês são realizadas reuniões para discussões sobre a linguagem musical, suas formas de transmissão e apropriação, seu ensino nas escolas e as práticas educativas nos diferentes ambientes sociais fornecendo suporte teórico ao processo de transformação da situação do conhecimento musical da sociedade mato-grossense.

Ciclo das Quartas - Participe!
 
Site Meter