Recomendações de Livros



O OUVIDO PENSANTE

AUTOR(ES): SCHAFER, R. MURRAY
TRADUTOR(ES): MARISA T. DE O. FONTERRADA, MAGDA R. G. DA SILVA E MARIA PASCOAL

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SINOPSE:

Compositor e autor canadense, Murray Schafer desenvolve neste livro a noção de "paisagem sonora" (soundscape). Trata-se de dar relevância ao chamado ambiente sônico que nos envolve como fenômeno musical, ambiente cuja paleta é composta por sonoridades que vão do ruído estridente das metrópoles aos sons dos elementos primordiais - terra, fogo, água e ar. Dessa forma, abre-se um novo domínio compreensivo da música, que não deixa de dar lugar aos sons antigos já perdidos e ao silêncio dos lugares distantes e esquecidos.

A proposta de Schafer é particularmente possível para o Brasil. Não se trata de uma proposta dirigida a alunos especialmente dotados, mas a toda população, independentemente de talento, faixa etária, ou classe social. Além disso, Schafer preocupa-se em particular com os elementos mais simples, com as observações mais corriqueiras: de quantos modos diferentes pode-se fazer soar uma folha de papel? Ou as cadeiras de uma sala de aula? Como sonorizar uma história de modo a torná-la reconhecível apenas pelos seus sons? Como construir uma estrutura sonora?




MÚSICA: Entre o audível e o visível
Autora: Yara Borges Caznok
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SINOPSE:

Existe uma dimensão visual na música? Para responder a essa pergunta, a autora retoma aspectos históricos e estéticos que relacionam o sonoro ao visual, pesquisando em estudos já realizados, as relações dos sons com as cores, com o espaço e com as imagens. Debruça-se sobre o compositor húngaro György Ligeti (1923), que realiza trabalhos que aproximam as obras musicais contemporâneas de um público não especializado e oferece uma experiência do que poderia vir a ser uma audição multissensorial na qual mesmo as pessoas não habituadas ao repertório contemporâneo se sintam incluídas. A autora relaciona a filosofia e a psicologia com a estética e a história, mostrando como as obras de arte auditivas ou visuais podem ser fruídas com maior prazer.

Sobre a autora

YARA BORGES CAZNOK é mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), doutora em Psicologia Social (USP) e concentra suas pesquisas na área de Percepção Musical. É professora no Instituto de Artes da UNESP desde 1993 e co-autora do livro Ouvir Wagner / ecos nietzschianos (Musa, 2000)


SUMÁRIO:
Prefácio
Por uma obra de arte total

Introdução
Como as pessoas escutam música?

1 O sonoro e o visual: Aspectos históricos e estéticos
Os sons e as cores
Os sons e o espaço
Os sons e as imagens

2 A unidade dos sentidos
Os sons e a corporeidade plástica
As artes plásticas e a música
Sinestesias

3 György Ligeti e o ouvido vidente
Ouvir ligetianamente
Contextualização histórica e estética
Análise de obra: Continuum, para cravo solo

Considerações finais

A poética da unidade dos sentidos

Referências bibliográficas






ATUALIDADE ESTÉTICA DA MÚSICA ELETROACÚSTICA

AUTOR(ES): MENEZES, FLO

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SINOPSE:

Com a preocupação de contribuir para a conscientização do que seja música eletroacústica, o autor trata das questões estéticas mais fundamentais da composição em seu confronto com os meios eletrônicos, enfocando-os do prisma da atualidade, sem perder de vista o horizonte histórico que lhes dá suporte. Nesta edição, o leitor encontrará uma minuciosa análise das obras eletroacústicas A Dialética da Praia e Parcours de l'Entité, ilustradas em partitura e CD, ambos acompanhando o volume.


SUMÁRIO:

Apresentação

Parte I - Interação, espaço, tempo e escritura
1 Fusão e contraste entre a escritura instrumental e as estruturas eletroacústicas
2 A espacialidade na música eletroacústica
3 Do som do tempo ao tempo do som
4 A escritura ausente. Sobre o estatuto da escritura e do material na música
eletroacústica
O papel e as limitações das escrituras
A escritura verbal
A escritura musical
A escritura em estado de latência
As funções da escritura musical
O estatuto do material na música eletroacústica

Parte II - Obras: análise e escuta
1 Elementos para uma análise de A Dialética na praia e Parcours de l'Entité
O material relacional em comum: Módulo Cíclico
A Dialética da Praia
Gênese e estruturação
O material constitutivo: a noção de grão sonoro
O material relacional em particular: elementos formais
Aspectos cênicos e temporais
Obras satélites
Parcours de l'Entité
Gênese, estruturação e material constitutivo
Material relacional I: o Módulo Cíclico e seu perfil-de-base
Material relacional II: Projeções Proporcionais
Material relacional III: Composição de Perfis
Material relacional IV: polarização harmônica
2 Conclusão: o futuro de uma ilusão
3 Exemplos musicais

Referências bibliográficas

Índice remissivo

Índice onomástico






A AFINAÇÃO DO MUNDO: A PAISAGEM SONORA

AUTOR(ES): SCHAFER, R. MURRAY
TRADUTOR(ES): MARISA TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA

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SINOPSE:

Vivemos imersos em um mundo de sons embora não tenhamos consciência disso durante a
maior parte do tempo. O grande marco da transformação das cidades em um universo de
sons desagradáveis é a Revolução Industrial, com a chegada das máquinas e o
desenvolvimento da indústria automobilística. Compositor e estudioso de teorias sobre o
som, o canadense, R. Murray Schafer propõe um sistema de estudo dos sons, apresenta um
glossário de termos relativos à paisagem sonora e inclui uma pesquisa internacional de
preferências sonoras.

Sobre o autor

R. MURRAY SCHAFER é compositor e autor canadense, conhecido do público brasileiro pelo
seu livro O ouvido pensante (Editora UNESP). Tem se envolvido cada vez mais com o
estudo do som e do ambiente sônico. De 1970 a 1975, foi professor de Estudos da
Comunicação na Universidade Simon Fraser na Colúmbia Britânica, onde idealizou muitos
dos experimentos e projetos de pesquisa cujos resultados são apresentados neste livro.
Vive atualmente em Indian River, Ontário.


SUMÁRIO:

Prefácio

Prefácio à edição brasileira

Introdução

Parte I - As primeiras paisagens sonoras
1 A paisagem sonora natural
2 Os sons da vida
3 A paisagem sonora rural
4 Do vilarejo à cidade

Parte II - A paisagem sonora pós-industrial
5 A Revolução Industrial
6 A Revolução Elétrica Interlúdio
7 Música, paisagem sonora e mudanças na percepção

Parte III - Análise
8 Notação
9 Classificação
10 Percepção
11 Morfologia
12 Simbolismo
13 Ruído

Parte IV - Em direção ao projeto acústico
14 Audição
15 A comunidade acústica
16 Ritmo e tempo na paisagem sonora
17 O projetista acústico
18 O jardim sonoro
19 Silêncio

Epílogo - A música de além
Glossário de termos relativos à paisagem sonora
Apêndices

1 Amostragem de sistemas de notação sonora
2 Pesquisa internacional de preferência sonora

Índice remissivo





DA MÚSICA: SEUS USOS E RECURSOS
2ª edição revista e ampliada

AUTOR(ES): SEKEFF, MARIA DE LOURDES

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SINOPSE:

Ao relacionar a música com outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a
psiquiatria e a antropologia, este livro mostra como o estudo e a prática de música
estimulam a memória e a inteligência. O poder da música e o papel que ela já tem e que
pode vir a desempenhar na vida de todos nós é o tema deste livro. Ele busca
sensibilizar os educadores para a necessidade da linguagem musical no processo
educacional formal e informal, despertando a conscientização das possibilidades da
música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, já
que ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções. Muito mais do que uma
experiência somente estética, a música é concebida como uma experiência fisiológica,
psicológica e mental, um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores
culturais e ideologias, além de propiciar a comunicação do indivíduo consigo mesmo e
com o meio que o circunda.

Sobre a Autora

Maria de Lourdes Sekeff é musicista e pesquisadora. Tem doutorado em Música e é livre-
docente em Piano pela UFRJ. É professora titular da UNESP e tem também formação em
Filosofia (UFRJ) e pós-graduação em Comunicação e Semiótica (USP). É autora de Curso e
Discurso do Sistema Musical (total) (Annablume, 1996).


SUMÁRIO:

Prefácio

Primeiras Palavras

1 Da Música, Seus Usos e Recursos
2 Características Psicológicas da Música
3 Emoção Musical
4 O Poder da Música
5 Música, Seus Usos e Recurso
6 Música e Educação
7 Reflexões Finais: Ainda sobre Música e Educação

Referências Bibliográficas






ESTRUTURAÇÕES HARMÔNICAS PÓS-TONAIS

AUTOR(ES): CORRÊA, ANTENOR FERREIRA

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SINOPSE:

O livro propõe uma nova forma de entendimento de complexas e sofisticadas questões da
harmonia do século XX, apresentando outro enfoque para a análise musical, sobretudo a
idéia de refuncionalização harmônica, e amplia a capacidade de compreensão da concepção
e estruturação tanto do repertório consagrado quanto do que está para ser escrito.
Destinado a musicólogos, professores, intérpretes e estudantes de música.


ORELHAS:

No início do século XX, grandes transformações marcaram as práticas da música tonal,
quando os criadores musicais passaram a trabalhar técnicas de composição hoje
conhecidas por música pós-tonal. Trata-se principalmente, da veiculação de idéias que
se tornaram características de novos tempos e consolidaram o pensamento musical de toda
uma época. Não mais fazendo uso de balanço e equilíbrio proporcionado por frases e
seções de conteúdo temático, na música pós-tonal o discurso musical se forma a partir
do material, constituído por novas estruturas melódicas e harmônicas. Aliadas aos
demais elementos musicais como ritmos, texturas, dinâmicas e timbres, essas estruturas
se associam diferentemente e levam à procura de outras formas para ser entendida e
comunicada, no desenvolver de uma nova linguagem. Assim, uma das bases da harmonia
tonal, os acordes formados sempre pelos mesmos intervalos, relacionados entre si e
convergindo para um centro, passam a ser independentes, com formações muito variadas e
timbres especiais. Os sons se associam em outros tipos de escalas, muitas vezes uma
soma de várias, enquanto dinâmica e timbre tornam-se estruturais. O tecido musical
trabalha com superposições de fragmentos, camadas e ritmos, o que traz a essa música
uma grande riqueza de detalhes. É sempre de grande interesse a comparação entre música
tonal e pós-tonal, pois apesar de tantas rupturas, assistimos à convivência de ambas
até hoje. O trabalho de Antenor Ferreira Corrêa, Estruturações harmônicas pós-tonais,
vem acrescentar à bibliografia brasileira um estudo de teoria da música de relevante
interesse e de grande necessidade aos estudantes, intérpretes, professores,
pesquisadores e todos os interessados, contribuindo assim para o conhecimento e a
divulgação da dinâmica do pensamento musical.


Quarta capa

No propósito de examinar as mais variadas reflexões sobre as teorias musicais
e compreender o funcionamento da harmonia pós-tonal, confrontada com a de alguns
estudiosos, Estruturações harmônicas pós-tonais faz uma análise da bibliografia a
respeito do assunto, levando em conta suas divergências e convergências. Em
decorrência, enfrenta o desafio de tentar organizar, comparar e fornecer distinções
conceituais entre as diversas terminologias, associando-as a procedimentos
composicionais determinados. Antenor Ferreira Corrêa surpreende pela qualidade de suas
reflexões, pela profundidade de suas investigações e pela sensatez de suas conclusões.
Além do trabalho teórico, o aspecto prático do fazer musical é beneficiado nesta obra,
para cuja consistência concorre também a experiência pessoal de percussionista do
autor, e contribui para colocar em expansão, no universo harmônico, as idéias
suscitadas pelo fazer acadêmico.


Sobre o autor

Antenor Ferreira Corrêa é mestre em teoria musical e bacharel em
Composição e Regência pela Unesp. Formou-se em Percussão pela Escola Municipal de
Música (SP).Ao lado de suas atividades como docente e arranjador, desenvolve projeto de
doutorado na ECA-USP na área de composição, visando à elaboração de um modelo
composicional pós-tonal pela integração de técnicas analíticas.


SUMÁRIO:

Introdução

1 Ao encontro da Imersão Sonora
2 Construção de uma teoria harmônica
3 Consonância e dissonância
4 Função e refuncionalização
5 Pantonalidade e Estruturações harmônicas

Conclusão

Bibliografia

Anexos
 
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