Prof. Abel lança CD Latinidade em Viola-de-Cocho


Lançamento amanhã!

O professor Habel dy Anjos, do curso de Música da UFMT, lança nesta quinta-feira (13) o CD "Latinidade em Viola-de-Cocho". O CD é composto por 13 hinos de países sul-americanos transcritos pelo professor para o som da viola-de-cocho.

O lançamento da obra, que levou cerca de 20 meses para ser concluída e tem mil cópias, às 18h, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Nº 5001, no CPA.

Habel, inspirado em Johann Sebastian Bach para buscar métodos de transcrição dos hinos, acredita que “a súmula de um povo está em seu Hino” e esse respeito do artista em agregar a originalidade da obra é fundamental. "Bach fazia transcrições de quatro vozes (quartetos) para ‘Órgãos’, de igrejas, adaptando-os para serem tocados por um único instrumento. Da mesma forma, busquei transcrever os hinos, geralmente tocados por vários instrumentos, para a viola-de-cocho, que possui apenas cinco cordas", diz.

O professor afirma que o trabalho é um chamado de união dos povos latino-americanos. "Como artista, estou pedindo para nos unirmos. É hora da reunificação dos povos latino-americanos. Se existe enfermidade na política, que não consegue fazer essa integração, então, vamos fazer com Arte, que emana bálsamos ao espírito e aos povos", conclama.

Além do hino brasileiro, o CD reúne outros 12 hinos nacionais tocados em viola-de-cocho. Na ocasião do lançamento haverá, também, uma exposição de telas da artista plástica Rita Rezende e artesanato (cerâmica e indígenas) do grupo Arcobaleno. Todas as obras estão relacionadas com a Viola-de-cocho.

São parceiros da obra: Exército Brasileiro, por meio da 13ª e 44ª Infantarias; Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT), Governo do Estado de Mato Grosso; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Mais informações pelo telefone (65) 9988.5603 ou pelo e-mail: violadecochoproducoes@gmail.com. (CJI UFMT com Assessoria)
 
Site Meter