Quinteto Leão do Norte em Cuiabá



Foto: Val Lima

Quinteto Leão do Norte


Com o propósito de apresentar a obra de Santoro e Guerra-Peixe composta para combinação mista de cordas e sopros, o Quinteto Leão do Norte foi formado especialmente para realizar o circuito do projeto SONORA BRASIL/2010. A base do grupo está nos três integrantes do Quarteto Encore, quarteto de cordas que realiza trabalho de reconhecida qualidade na cidade de Recife. Seus músicos, apesar de jovens, acumulam larga experiência como intérpretes e professores, atuando também em orquestras e conjuntos de câmara.
Integrantes


Gueber Santos – Clarinete

Natural de Recife (PE), é licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), formado pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (CPCMR) e pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). É músico da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do CPM. É discente do mestrado em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como músico convidado na Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), na Orquestra Sinfônica do festival Virtuose (PE), além de desenvolver trabalhos de música de câmara em variadas formações.

Carlos Santos – Violino

Estudou no Conservatório Pernambucano de Música. Em 2007, foi primeira viola da Orquestra Filarmônica do Chile e professor do Conservatório do Instituto de Santiago. Participou do 1º Concerto de Música de Câmara na Península Antártica, em 1994. Formou o Quarteto de Cordas do Instituto de Música de Santiago, realizando a turnê Sul América, em 1996, por vários países da América do Sul. Atualmente é professor do projeto Criança Cidadã, em Recife, diretor assistente da Orquestra Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música e Diretor Artístico da Orquestra Experimental de Câmara.

Nilson Galvão Jr. – Violoncelo

Natural de Recife (PE), iniciou seus estudos de violoncelo aos 9 anos. É bacharel em Violoncelo e mestre em Performance pela Universidade de Campbellsville. Mestre em Regência orquestral pela Universidade de Louisville, sua atuação como regente inclui o trabalho realizado com a Orquestra Jovem de Louisville, como assistente do maestro Jorge Mester (Orquestra Sinfônica de Louisville), sendo diretor da temporada 2008-09 do teatro e da ópera daquela universidade. Atualmente trabalha junto à Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, como violoncelista e regente assistente.

Nilzeth Galvão Santos – Viola

Natural de Recife (PE), graduou-se em viola pela UFPB, com Samuel Espinoza, e pela Campbellsville University, com Jamie Hofman, recebendo dessa instituição o distinto prêmio Who Is Who Among American Sstudents. Em 2007 concluiu o mestrado em viola, também na Campbellsville University, onde atuou como principal viola da Orquestra Sinfônica. Em 2007 recebeu o prêmio de Primeira Viola do estado do Kentucky (EUA). Atualmente é professora do projeto Criança Cidadã e violista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.

Rogério Acioli – Flauta

Natural do Recife (PE), graduou-se pela Universidade Federal da Paraíba, como bacharel em Flauta. Cursou licenciatura em Artes, pela Universidade de Pernambuco. Especializou-se na França (École Nationale de Musique de Créteil), tendo obtido o Primeiro Prêmio (Première Prix) em flauta e o Diploma de Fim de Estudo em flautim. É professor do Conservatório Pernambucano de Música, do Centro de Educação Musical de Olinda e flautista titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Exerce intensa atividade camerística com a pianista Elyanna Caldas.
 
Site Meter