30 anos do Coral da UFMT - Exposição


Em comemoração aos 30 anos do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, será aberta nessa segunda-feira (15), no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade, a exposição ´´Coral UFMT: Notas & Fatos´´. A abertura acontecerá às 18h, no Centro Cultural da UFMT, com apresentação do Coral. A mostra é aberta ao público, com entrada franca e a visitação pode ser feita em horário comercial.



Segundo a professora e regente do Coral UFMT, Dorit kolling, o Coral desenvolve um papel valioso na construção da cultura do País. “Não somente em Mato Grosso ou na comunidade acadêmica. Durante esses trinta anos foram formados musicistas, regentes, cantores e vários outros profissionais da área, que contribuem muito com a cultura do Estado, bem como a do Brasil”, afirma.
Desde a sua criação, em abril de 1980, por Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo, então reitor e vice-reitor, respectivamente, o Coral UFMT desenvolve um trabalho musical voltado para estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e comunidade. Também, tem fomentado um repertório variado de músicas que abrangem desde a erudita, a popular, a folclórica, a sacra e regional, até o repertório sinfônico. Tem realizado também atividades em forma de painéis de regência coral, reciclagens, laboratórios corais, oficina de expressão cênica, cursos de regência, de canto e de técnica vocal.

Todas essas variedades de ações contam com a participação de professores, regentes e cantores convidados de outros estados do País, na busca do aperfeiçoamento profissional dos componentes do coro, bem como da comunidade integrante do Movimento Coral Mato-grossense. O Coral UFMT representa a Universidade em inúmeros congressos e cursos realizados em Cuiabá, no interior do Estado e em outras cidades do Brasil. Em três décadas percorreu países como o Paraguai, Uruguai e Argentina e participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da UFMT.


Ao longo dos seus 30 anos, já teve à sua frente os regentes Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira e, desde agosto de 1989, está sob a Regência da Maestrina e professora, Dorit Kolling. Atualmente, tem na sua Supervisão Naíse do Vale Santana e como preparador vocal, André Vilani. Durante esse tempo, passou a ser um núcleo gerador de atividades culturais e, hoje, mantém dois grupos assim divididos: o Coral UFMT, formado por aproximadamente 60 pessoas; e o Coral Infanto-Juvenil da UFMT, um projeto de extensão criado em 1999 e formado por aproximadamente 60 crianças.

Prêmios e Participações Especiais – A mais recente participação especial aconteceu esse ano durante o VII Festival Paraibano de Coros (Fepac), em João Pessoa/PB. Em agosto e setembro de 2007 realizou uma série de “Concertos de Inverno”, com apresentações em Cuiabá e em outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em dezembro de 2007 realizou a Cantata Profana “Carmina Burana”, de Carl Orff, no Teatro da UFMT, dentro da programação de final de ano e em comemoração ao aniversário da UFMT. Em outubro de 2006, participou da 1ª ópera realizada em Cuiabá, “A Flauta Mágica”, de Mozart, juntamente com a OSUFMT e solistas convidados.

Em 1998, 2000 e 2005 realizou os 1º, 2º e 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá e, em 2002, realizou o Encontro de Coros na UFMT, onde participaram os Coros ligados à Instituição, além de coros de diversos estados do Brasil, Paraguai e Argentina. Em 1986 participou do 10º Concurso de Corais do Rio de Janeiro, obtendo 2º lugar na classificação geral e o prêmio de melhor intérprete de Música de Compositor Brasileiro. Este ano organiza o "Painéis Funarte de Regência Coral 2010".
 
Site Meter