Gilberto Mendes: vários compositores num só



Gilberto Mendes é o fundador do Festival Música Nova (1962) e um dos signatários do Manifesto Música Nova (1963). No Brasil, foi um dos pioneiros no campo da música concreta, aleatória e serial integral, e em experimentos com meios mistos, novos grafismos (modos de escrita musical) e incorporação da ação musical à composição. 


O CD "Gilberto Mendes: Vários compositores num só compositor do modernismo ao pós-modernismo" traz obras instrumentais ainda não gravadas do compositor, com destaque para algumas obras antigas, especialmente suas composições dodecafônicas, “Rotationis”, “Música para 12 Instrumentos” e “Fala Inicial do Romanceiro da Inconfidência”, compostas no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Entre as mais recentes o destaque é a “Sinfonia de Navios Andantes”. A direção e produção musical ficou a cargo do compositor e regente americano Jack Fortner. O álbum conta com as participações especiais de Ensemble Música Nova, Martha Herr, Andrea Kaiser, Beatriz Alessio e Fabio Zanon. 

Clique aqui também para conferir uma entrevista com o compositor.
Clique aqui para comprar o CD (fonte original do texto)





Livreto:




Entrevista:

Entrevista com Gilberto Mendes

Play Now
Gravada em 27 de julho de 2006
gilberto_mendes_2.jpgO compositor brasileiro Gilberto Mendes, entrevistado pelo Maestro John Neschling, fala sobre sua trajetória musical, influências e técnicas de composição, no dia em que a Osesp apresentou em 1ª audição mundial a sua obra Alegres trópicos. Um Baile na Mata Atlântica.

Videos:














Trechos do DVD "A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES" produzido pela Berço Esplêndido e dirigido por Carlos de Moura Ribeiro Mendes.
























 
Site Meter