Lançamento de Livro sobre Gilberto Mendes

Gilberto Mendes:
Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul

de Teresinha Prada



O novo título da professora Dra. Teresinha Prada lançado pela Editora Terceira Margem é baseado em sua tese de doutoramento pela Universidade de São Paulo, oferece ao leitor um panorama abrangente dos cruzamentos entre música erudita e política principalmente nos anos 70, tendo como referência a figura do compositor Gilberto Mendes.


LANÇAMENTO DO LIVRO:

em Cuiabá dia 25 de novembro
(na UFMT - auditório do IL)

em São Paulo, dia 9 de dezembro (Livraria da Vila, em Moema)




“... uma vez refeito o homem, refrescado o espírito, uma vez surgida uma nova vida de afetos, uma coletividade em comunhão, surgirá então uma nova música”.

A expressão “HOMEM NOVO, MÚSICA NOVA”, título do texto anterior escrito por Gilberto Mendes, em adaptação de um pensamento de Antonio Gramsci, esteve presente nos programas oficiais do Festival Música Nova ao longo de toda a década de 80. Marcou firmemente a posição ideológica do compositor durante os anos de luta pelo retorno do Brasil à democracia, ao voto direto para presidente, a uma nova Constituição.

É uma entre muitas evidências do engajamento político que sempre guiou parte substancial da nossa criação musical erudita. Uma produção de efeito discreto, se comparada ao impacto massivo das canções populares de protesto. Elaborada em níveis mais complexos de linguagem, e menos dependente de textos verbais para expressar sua ideologia, quase nunca teve acesso à mídia de massa, e raramente chegou ao conhecimento amplo do povo. Mesmo assim, sempre foi igualmente alvo de observação, vigilância e repressão, na medida em que se dirigia a um público de lideranças intelectuais.

Essa realidade pouco divulgada começa a emergir do desconhecido com este livro escrito pela musicista e historiadora Teresinha Prada. Baseado em sua tese de doutoramento pela Universidade de São Paulo, oferece ao leitor um panorama abrangente dos cruzamentos entre música erudita e política principalmente nos anos 70, tendo como referência a figura do compositor Gilberto Mendes, idealizador do Festival Música Nova, evento mais significativo da música brasileira de concerto.

Da mesma forma que fez sua opção artística pela música erudita a partir do instrumento dominante na música popular brasileira, o violão, a autora coerentemente foi explorar na música política, campo dominado pelas criações populares, o espaço histórico que cabe aos compositores eruditos. Uma valorosa empreitada de esforço científico e resgate cultural, recuperação valiosa para a historiografia da música brasileira.

Gil Nuno Vaz
Compositor, musicólogo e poeta


 
Site Meter