II Bienal de Música MT - Palestra Teresinha Prada


Nascida em Santos (SP), Teresinha Prada iniciou seus estudos de violão aos 13 anos. Já se apresentou como solista, camerista e com orquestra. Freqüentou renomados encontros de Música como o Festival de Música Colonial de Juiz de Fora, Festival de Inverno Campos de Jordão, Oficinas Musicais de Curitiba, Festival Música Nova, além de mais de 30 eventos violonísticos.

É Bacharel em Música, Violão, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo, sob orientação de Giacomo Bartoloni. Teve aulas com Edelton Gloeden e Everton Gloeden na Escola Municipal de Música de São Paulo, na qual integrou o grupo de Música Antiga, dirigido por Therezinha Saghaard. Atuou no ensemble da Cia. Coral, sob direção de Samuel Kerr.

Em 1997, formou o Trio de Violões de São Paulo com Gilson Antunes e Ricardo Marui, com o qual atuou em uma coletânea em três CD´s (1998), pelo selo Som Puro e o CD “Música Brasileira para Trio de Violões” (2001), pela gravadora Paulus. Em 2006 participou da coleção com peças de compositores brasileiros pelo selo do Centro Cultural São Paulo.

Realizou a estréia de duas peças para violão solo do compositor Gilberto Mendes em 2002, e a primeira audição da música-teatro Escorbuto, de Gilberto Mendes e Flavio Amoreira, em 2005.
É Mestre em Produção Artística e Crítica Cultural no Programa de Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo e Doutora em História Social também pela USP.

Como professora destaca-se sua participação em seminários no Conservatório Mozart de São Paulo, no Conservatório Souza Lima e no Seminário Nacional de Violão Vital Medeiros de Mogi das Cruzes.

Atualmente é docente no departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.
 
Site Meter