II Bienal de Música MT - Palestra Edson Zampronha


Palestra: Edson Zampronha
O plástico e a Figura na Construção da Música Contemporânea



EDSON ZAMPRONHA é compositor. Suas composições receberam dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2005 foi vencedor, junto com o Grupo SCIArts, do 6º Prêmio Sergio Motta – 2005, o mais importante prêmio em Arte e Tecnologia do Brasil.

Tem sido compositor convidado em distintos centros como LIEM-CDMC (Madri, Espanha), Fundação Phonos (Barcelona, Espanha), e Universidade de Birmingham (Inglaterra).

Tem recebido encomendas de diversas instituições, como a encomenda da FIFA para o mundial de futebol 2006, e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, em comemoração aos 100 anos da Pinacoteca - SP.

Suas composições são apresentadas em importantes festivais e concertos de música contemporânea: concertos BEAST em Birmigham, Festival de Bourges, Sonoimágenes de Buenos Aires, The Los Angeles Philharmonic Orchestra, JIEM em Madri, Festival Música Nova e Bienal de Música Brasileira Contemporânea entre outros.


Suas obras estão incluídas em dez CDs lançados por diferentes instituições e selos discográficos.

É Professor de Composição Musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Música, Semiótica e Interatividade, e é professor convidado no Doutorado em Musicologia na Universidade de Valladolid.


É Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Trabalhou como pesquisador convidado na Universidade de Helsinque (Finlândia) e Universidade de Valladolid (Espanha). É autor do livro Notação, Representação e Composição (São Paulo: Annablume) e organizador, junto com a professora Maria de Lourdes Sekeff, da série Arte e Cultura – estudos interdisciplinares (4 volumes).


Página web: www.zampronha.com

 
Site Meter