II Bienal de Música MT - Palestra José Augusto Mannis





Palestra: José Augusto Mannis
Elementos de Acústica e Técnicas de produção fonográfica para música erudita.


JOSÉ AUGUSTO MANNIS

Compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitario, pesquisador. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios.

Estudou na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (Brasil), no Instituto de Artes da UNESP (Brasil), Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e Universidade de Paris VIII. Atualmente é doutorando na Unicamp, onde ensina composição e contraponto.



Desenvolve pesquisas no campo da música e da ciência e tecnlogia (acústica e ciência da informação) aplicadas à música.

Planejou, fundou e dirigiu por 17 anos o CDMC-Brasil/UNICAMP - filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, Cité de la Musique, Paris. Co-produz programas radiofônicos (Cultura FM de São Paulo, 1990-6, e Rádio Usp, desde 1997). Idealizou, dirigiu e publicou o MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira, e mantém um banco de dados da música contemporânea brasileira (compositores, interpretes, grupos, orquestras, produtores e empresários, entidades de apoio, teatros, jornalistas, pesquisadores, entidades de ensino, centros de informação). Levou o CDMC a representar o Brasil na The International Association of Music Information Centers - IAMIC e Tribunas Internacionais do Conselho Internacional de Música - CIM, UNESCO.

Atuou no Ensemble l’Itinéraire (França) e INA/GRM – Institut National de L’Audiovisuel / Groupe de Recherches Musicales (França) e participou de diversos CDs no Brasil e no exterior.


Mannis integra o Núcleo Hespérides (Brasil), é membro da Academia Campineira de Música e participa da Red de Investigacion y Creacion Musical de America (RICMA).

e-mail: jamannis@uol.com.br


 
Site Meter