II Bienal de Música MT - Palestra Fernando Iazzetta



Palestra: Fernando Iazzetta
Música interativa: a composição como performance


FERNANDO IAZZETTA

Fernando Iazzetta estudou percussão no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista e tem os títulos de mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2002 é professor responsável pela área de Música e Tecnologia do Departamento de Música Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI) e o Programa de Pós-Graduação em Musicologia.


Tem desenvolvido ampla atividade artística como compositor e músico eletroacústico. Suas composições para diferentes formações camerísticas e meios eletrônicos foram apresentadas em diversos teatros e festivais de música no Brasil (Festivais Música Nova, Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Encontro de Compositores Latino-Americanos, Encontro Internacional de Música Eletroacústica, FILE - Festival Internacional de Arte Eletrônica, Mostra Sesc de Artes, Dança Brasil, Mostra de Artes do Fórum Cultural Mundial, entre outros), e exterior (Festival International de Musiques et Créations Electroacoustiques, Burges; Festival Acousmatique International, Bruxelas; Festival des zeitgenössischen brasilianischen Tanzes, entre outros), além de gravadas em CD.

Nos últimos anos tem desenvolvido tecnologias e programas para performance em tempo real e realizado trilhas para espetáculos multimídea e vídeos. Desde 1996 trabalha com a coreógrafa Ivani Santana na produção de espetáculos que unem dança, imagem e música mediados por dispositivos tecnológicos.

Como pesquisador tem se dedicado particularmente ao estudo e utilizacão de novas tecnologias musicais. É coordenador de um projeto de pesquisa na área de Acústica de Salas (projeto AcMus) envolvendo os departamentos de Música, Arquitetura e Computação da Universidade de São Paulo.Entre 1994 e 1995 fez estágio como pesquisador associado no Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) da Universidade da California em Berkeley desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais interativos. Em 2003 realizou estágio como pesquisador visitante no Electronic Music Studio da McGill University em Moltreal, Canadá e em 2006 no Ircam, Paris. É autor do livro "Música: Processo e Dinâmica" (1993) e mais de 40 textos publicados em anais de congressos científicos, revistas ou livros especializados, vários deles no exterior.


Suas áreas de interesse são: música e tecnologia, gesto, interação, acústica musical e desenvolvimento de programas e composições no ambiente de programação MAX/MSP.
 
Site Meter